Home / Concursos / 7 dicas essenciais para passar em concursos públicos

7 dicas essenciais para passar em concursos públicos

Passar em concursos públicos é o objetivo de vida de muitas pessoas em todo o Brasil. Esta é uma maneira de garantir uma boa vaga de emprego, que traga estabilidade, um bom salário e bons benefícios trabalhistas.

Mas para conseguir ser aprovado em uma vaga em qualquer concurso público, é necessário que o candidato passe um bom tempo estudando todo o conteúdo que será perguntado na prova.

Confira a seguir as sete melhores dicas para ser aprovado com tranquilidade em concursos públicos.

Dicas para passar em concursos públicos

Para passar em qualquer concurso, é essencial montar um cronograma de estudos, elencar e reforçar pontos fracos do seu conhecimento em relação ao edital, além de muitos outros fatores determinantes. Elencamos 7 dicas muito legais para você fazer uma preparação adequada.

estudar concurso publico

1 – De pausa nas baladas e festas

Todo o tempo livre que você tiver deve ser utilizado para sua preparação em participar do concurso público. Deve-se afastar todas as atividades que o impeçam de estudar diariamente. Um exemplo são festas e comemorações que seguem até tarde, elas podem fazer com que você perca mais da metade do dia seguinte, tempo que poderia ser utilizado para estudo.

Isso não significa que você deva parar totalmente com suas atividades de lazer, afinal elas ajudam a relaxar e absorver o conteúdo com mais facilidade na hora de estudar para o concurso, mas alguns sacrifícios são necessários para ser aprovado.

2 – Durma bastante, principalmente no dia anterior a prova

Uma boa noite de sono vai garantir com que você se saia melhor na prova do concurso, e é preferível que você vá dormir cedo no dia anterior ao exame do que ficar estudando. Isso porque o conteúdo que você estudar é melhor absorvido caso seja visto ao longo de um período de tempo longo, como por exemplo duas horas diárias de estudo, durante seis meses antes da aplicação do certame.

O corpo humano adulto precisa de uma média de oito horas de sono diárias para recompor suas energias, por isso garanta com que seu descanso antes da prova tenha este tempo ou ainda mais, se possível.

3 – Não dê atenção a boatos

Esqueça fofocas como gabaritos vazados, vagas compradas, indicação interna ou outros. Preocupe-se somente em estudar e garantir sua boa nota, afinal estes boatos acabam por ser quase todos falsos, e apenas tirarão sua concentração no seu processo de preparação.

4 – Fique por dentro do assunto

Saiba exatamente quais tópicos serão abordados na prova. Isso vai garantir com que você possa direcionar o seu tempo de estudo apenas nos conteúdos importantes para o processo.

No concurso costumam aparecer questões sobre atualidades, inclusive como tema de redação. Por isso é importante ficar atento para o que acontece nas diversas áreas ao seu redor, como fatos econômicos, políticos sociais, religiosos, culturais e outros diversos. Leia um jornal diariamente, visite sites de notícias com regularidade e assista os noticiários, isso vai garantir a sua inteiração nos assuntos mais atuais.

Busque estudar com apostilas que sigam o edital. Caso não ache apostilas para todos os conteúdos do concurso em que está interessado, faça uma compilação com apostilas de concursos semelhantes.

5 – Estude com calma

Ter uma rotina de estudo diário para o concurso público não significa ler milhares de páginas por dia, ou resolver problemas matemáticos à exaustão. O importante é absorver o conteúdo no seu tempo, sem se apressar. Uma boa dica é fazer resumos sobre cada tema estudado e partir para o próximo apenas quando tiver certeza de que o conteúdo atual esteja totalmente aprendido.

6 – Foque em uma só área

Escolha apenas os concursos públicos na área para a qual deseja conseguir uma vaga, seja na saúde, tecnologia, educação, financeira ou diversas outras. Não é benéfico para o concurseiro tentar diversos concursos em áreas diferentes, pois isso tirará o foco em uma área e o espalhara em diversas, dificultando a escolha de um caminho próprio.

7 – Encontre uma forma de relaxar

Mantenha sua rotina de estudos, mas nunca esqueça de tirar um tempo livre para descansar a mente. Pode ser com qualquer que seja a sua atividade favorita, desde passear na natureza ou até sair para tomar sorvete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *